EGITO MARAVILHOSO

fOTO 1

EGITO MARAVILHOSO

 

Hoje o país se chama República Árabe do Egito. É o segundo mais populoso da África, com 80 milhões de habitantes. Alexandria ainda é uma cidade importante, mas a capital é Cairo – sua região metropolitana tem 16 milhões de habitantes, um trânsito infernal e problemas de infra-estrutura. A religião oficial é o islamismo. Segundo dados do governo, 90% dos egípcios são muçulmanos sunitas, menos de 1% são muçulmanos xiitas e 8% são cristãos.

Em 7 de setembro de 2005 foi rea-lizada a primeira eleição presidencial da história do país, na qual concorreram dez candidatos. Hosni Mubarak venceu com 88,6% dos votos. Os opositores reclamaram de fraudes descaradas. Mubarak está no governo desde 1981. As próximas eleições presidenciais estão marcadas para 2011.

Em seu contorno atual, o Egito faz fronteira com a Líbia a oeste, o Sudão a sul e Israel a nordeste. O país controla o estratégico canal do Suez, que liga o Mediterrâneo ao mar Vermelho. A economia é baseada nas reservas de ferro, petróleo e gás natural. A agricultura (cana-de-açúcar, trigo, milho, tomate, laranja e algodão) ocupa 40% da população e gera 20% do Produto Interno Bruto (PIB), de 200 bilhões de dólares.

Saiba mais :  https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/egito-hoje-2o-maior-pais-africa-435402.phtml

Orçamento

Whatsapp

Messenger

Enviar Email